A Zona Sul possui um lugar rico em belezas naturais, coroado por uma imensa variedade de espécies animais e vegetais. A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, foi a primeira reserva biológica municipal do Brasil inaugurada em 1975. A região ocupa 204,04 hectares de mata virgem. A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger é uma unidade de conservação ambiental protegida por lei, localizada no bairro Lami, na cidade de Porto Alegre.
A Reserva protege alguns dos ecossistemas originais e espécies nativas da fauna e flora da região, a ReBio também serve para pesquisa ciêntifica e educação ambiental. Mas o principal motivo de sua criação foi para proteção da Ephedra tweediana planta endêmica da região juntamente com a figeira branca (ficus organensis) a corticeira do banhado (Erythina crista-galli), assim como o jacaré-de-papo-amarelo (Caymam latirostris) e a lontra (Lutra longicaldis). A criação da reserva foi um importante legado do agrônomo e ecologista José Lutzenberger, dedicado ambientalista e incansável defensor das causas ambientais, falecido em maio de 2002.
Mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na reserva, dentre as quais, varias aves migratórias. Os banhados e juncais servem como verdadeiros berçários para muitos organismos aquáticos, como peixes, anfíbios e moluscos. Dentro da reserva crescem mais de 300 espécies vegetais nativas e um número muito superior de espécies animais.
SEDE ADMINISTRATIVA - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AUGUSTO CÉSAR CUNHA CARNEIRO
TRILHA INTERPRETATIVA