sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Fauna da Reserva Biológica do Lami


A reserva ambiental do Lami é um habitat natural para os animais, servindo também como refúgio para a maioria deles. A planta Efedra foi um dos motivos para criação da reserva, em razão de sua importância para a preservação da natureza e para a ciência. Deve-se isso a sua existência desde os tempos dos dinossauros.

É importante lembrar que em meio a tanto verde é possível que se encontrem diversas espécies da fauna silvestre, entre elas o tatu, o graxaim, os bugios, ratão-do-banhado, cobras, peixes, anfíbios e moluscos, répteis como lagartos, Jacarés-de-papo-amarelo e tartarugas. Abrigam-se na reserva também pássaros de diversas espécies e ainda a Capivara, o maior roedor do planeta, que pode ser encontrada nadando no arroio Lami, pastando nos campos ou ainda escondida nas matas. A Reserva também serve de local para alimentação e reprodução dos Bugios.

A vegetação é típica do clima úmido, entre outras plantas e árvores a reserva apresenta: Cravo do mato, Embira, Branquilho, Araçá, Vassoura vermelha, Gerivá, cacto Tuna, Pessegueiro do mato, Maricá, Barba de pau, Figueira, Chá de búgre, Bananinha do mato, Butiazeiro, Capororoca, Aroeira e Arumbeva

O trabalho de manutenção e conhecimento da reserva é importante, mas é necessário ressaltar que quanto menos houver a intervenção e a depredação do homem, poderemos manter essas belezas naturais, principalmente, por meio da nossa mudança de comportamento e de atitudes.


FAUNA da ReBio do Lami

 


TRILHA INTERPRETATIVA